Oferecer benefícios aos colaboradores fortalece o employer branding, garante maior satisfação dos colaboradores e, assim, ajuda as empresas a reduzir a rotatividade de pessoal. Portanto, não é de admirar que as empresas, hoje em dia, ofereçam benefícios adicionais aos colaboradores como forma de reconhecimento. No entanto, há algumas coisas a considerar durante a implementação, para que tanto as empresas quanto os colaboradores possam ambos beneficiar da melhor maneira possível.
Neste artigo, mostramos o que as empresas devem ter em consideração para garantir que os benefícios dos colaboradores têm um efeito positivo a longo prazo.
Benefícios adequados para a tua empresa
Os benefícios para os colaboradores, são os benefícios oferecidos pelas empresas como um bónus além do salário. Esses benefícios adicionais, se usados corretamente, trazem grandes vantagens para ambos os lados. Enquanto os colaboradores desfrutam de certos extras e se sentem valorizados pela sua empresa, as empresas podem beneficiar de uma rotatividade mais baixa e de um melhor employer branding.
A lista de possíveis benefícios para os colaboradores é longa. Estes são alguns dos benefícios mais populares oferecidos pelas empresas aos colaboradores:
- Desporto e bem-estar;
- Saúde mental;
- Subsídio de refeição;
- Seguro de saúde;
- Apoio à mobilidade:
- Orçamento para formação;
- etc.
Benefícios para os colaboradores – o que as empresas devem saber?
A seleção certa de benefícios corporate é diferente em cada empresa e depende de vários fatores, como o tamanho da empresa, o sector, os interesses dos colaboradores ou o fornecedor certo no local da empresa. O melhor a fazer será obter uma visão geral das possíveis ofertas para os colaboradores e quais os fornecedores que estão dentro do seu orçamento e, em seguida, realizar um inquérito aos colaboradores. Isto permite uma melhor visão geral do que as equipas realmente desejam e quais os benefícios que serão mais valorizados. O que, por sua vez, traz o maior valor agregado para a empresa, pois é esperada uma grande participação por parte dos colaboradores na utilização dos serviços oferecidos e, assim, a atractividade da empresa e a lealdade dos colaboradores aumentarão também.
Inclusão – Benefícios para todos os colaboradores
Os colaboradores têm interesses diferentes em relação aos benefícios corporativos. Portanto, é melhor que os colaboradores possam escolher quais ofertas do portfólio lhes faz mais sentido utilizar. Por exemplo, nem todos precisam de subsídio para creche, assim como nem todos precisam de um vale-combustível.
No entanto, ao escolher os benefícios adequados e os parceiros ideais para os fornecer, deve-se ter o cuidado de garantir que todos os colaboradores tenham acesso a eles e que ninguém seja excluído – independentemente do departamento a que pertençam ou do cargo que ocupem.
Futuro – Os benefícios corporativos têm um efeito positivo a longo prazo
A introdução de benefícios para os colaboradores requer recursos humanos e está associada a despesas. No entanto, é aconselhável que empresas de todos os tamanhos invistam nas equipas e, assim, expressem a sua valorização. Com a oferta de serviços adicionais, a satisfação dos colaboradores aumenta. Isto também tem efeitos no turnover ou rotatividade de colaboradores da empresa, que pode ser reduzido a longo prazo.
As gerações mais jovens, em particular, esperam mais das empresas do que um bom salário ou horários de trabalho flexíveis. As empresas devem, portanto, oferecer aos colaboradores existentes e aos potenciais colaboradores, algo que os destaque no mercado de trabalho. Em última análise, isto também afecta o sucesso da empresa – um investimento em benefícios aos colaboradores vale cada cêntimo.
Se estás interessado na oferta de desporto e bem-estar para empresas como um dos benefícios corporativos a aplicar, ficaremos felizes em apoiar-te a elaborar uma proposta adequada para ti e para os teus colaboradores. Entra hoje em contacto connosco e dá o primeiro passo para te tornares um Employer of Choice!