Com um pós-pandemia, chegou uma mudança de paradigma. Mudança que levou a que os colaboradores procurassem encontrar empresas que lhes oferecessem a liberdade de escolher onde trabalhar.
Nesta liberdade encaixa-se, na perfeição, o WorkIN. Um espaço literalmente à beira-mar plantado, que oferece aos colaboradores das empresas residentes a oportunidade de trabalharem num local informal. O grande objectivo é fazer com que estes se sintam bem. Bem como em casa, ou como no escritório.
Como complemento, a Caos cria espaços inovadores para que os colaboradores se sintam o mais integrados possível e com vontade de regressar ao escritório sem ser para, única e exclusivamente, trabalhar.
No seguimento de uma parceria em que a Caos/WorkIN incentivaram os colaboradores das empresas residentes a participar numa actividade de grupo – desta vez com a ajuda do Urban Sports Club -, partilhamos uma pequena entrevista com os seus responsáveis.
Numa altura em que a saúde mental é um tema com cada vez mais importância para as empresas, que mecanismos foram e são aplicados na Caos/WorkIN para garantir a saúde mental dos colaboradores?
Estamos conscientes e atentos ao tema da saúde mental. O WorkIN, através da sua localização e toda a sua essência, pretende precisamente transformar o local de trabalho num espaço “stress free”, confortável, com um ambiente jovem e super informal. Confiamos que, com o nosso espaço e as nossas iniciativas, poderemos contribuir um pouco para o equilíbrio mental de todos os nossos membros.
Associado a tudo isto temos, dentro da nossa agenda cultural, a execução de alguns workshops acerca do tema.
Quais os mecanismos adoptados pelas empresas residentes?
Não conseguimos falar por todos os nossos clientes, no entanto, arriscamos apenas num ponto. Pela nossa experiência e vivência diária do espaço, estamos conscientes que existe muita liberdade de horário e também entre o trabalho remoto e físico. Isto certamente dá mais liberdade a todos os colaboradores e, consequente, maior equilíbrio.
No que toca à produtividade, cada vez mais está associada ao work life balance e à capacidade de as empresas conseguirem dar a liberdade necessária aos colaboradores para se preocuparem com o seu bem-estar. De que forma as empresas residentes criam mecanismos para manter e/ou melhorar a produtividade dos seus colaboradores e de que forma a WorkIN ajuda no processo?
Sem dúvida. Reforçando um pouco a resposta da primeira questão, subscrevo, o WorkIN não vende ou aluga mesas de trabalho, o WorkIN vende uma experiência de trabalho.
Tudo aquilo que fazemos está associado e extremamente focado no melhor Work Life Balance possível. Nós temos o nosso trabalho facilitado com a nossa localização, no entanto, temos normalmente as semanas recheadas de actividades, algumas lúdicas, outras mais desportivas e outras mais culturais. O nosso objectivo é proporcionar momentos de convívio para todos os gostos, fortalecendo a nossa comunidade.
Relativamente aos nossos clientes, temos consciência que, a maioria deles, realizam também actividades próprias.
O New work veio alterar rotinas que eram, até então, básicas – como a ida diária ao escritório. Como se posiciona a Caos/WorkIN para responder às necessidades das empresas?
Estamos completamente em cima do acontecimento. Faz parte intrínseca do nosso trabalho estarmos atentos às novas rotinas de trabalho. Somos nós mesmos que nos adiantamos e promovemos várias iniciativas distintas.
Desde aulas de Yoga, Boxe, Corrida, Surf, Massagens, Workshops, Formações, Happy Hours, Beach Ténis, entre outros. São muitas as actividades e convívios promovidos pela nossa equipa. E não vamos parar, pelo contrário, continuaremos a inovar nesse sentido.
No Urban Sports Club acreditamos que o desporto é determinante para o bem-estar dos colaboradores. A preocupação com a prática de actividades desportivas é transversal a todas as empresas residentes do workin?
Não conseguimos garantir que exista uma preocupação transversal entre todos os nossos clientes, no entanto, podemos reforçar que é uma preocupação nossa garantir que todos tenham oportunidade de conviver através do desporto.
Do nosso lado tentamos incentivar a participação de todos. Opções não faltam e condições também não.
Cabe agora a cada empresa e a cada pessoa individualmente preocupar-se em participar.
Sabemos que a Caos cria espaços inovadores para as empresas conseguirem responder às expectativas dos colaboradores no que toca ao local de trabalho (seja escritório, remoto ou híbrido). Qual a importância de contemplar, nestes espaços, uma área para a prática de actividades desportivas e/ou lúdicas em equipa, assim como para pausas, como mindfulness breaks, entre outras?
Muito importante, temos tentado fazê-lo, apesar de ainda não com a frequência que desejamos. Contamos com parcerias como a que temos com o Urban Sports Club para garantir que estas ideias e novas abordagens ao formato de trabalho sejam tidas cada vez mais em conta.
Uma oferta de desporto e bem-estar para os teus colaboradores vai fazer toda a diferença na sua saúde mental. Não é segredo que a prática regular de actividade física torna as pessoas mais felizes, menos stressadas e mais produtivas. Isto também permite às empresas poupar dinheiro, prevenindo ausências por doença ou até burnout. E ainda torna a tua empresa mais atractiva para novos talentos, assim como promove a lealdade das pessoas que já lá trabalham.
Sabe mais sobre a oferta de desporto para empresas mais ampla, completa e flexível da Europa aqui.