O mercado de trabalho está cada vez mais global e, por isso, mais competitivo. Não são apenas os trabalhadores que competem entre si para conquistar os melhores lugares em empresas que lhes tragam remuneração, regalias, prazer e estatuto. São também as empresas que competem entre si para garantir que conseguem atrair e reter talento.
As hipóteses de trabalhar remotamente fazem com que seja cada vez mais possível o trabalho nómada e as tecnologias empregam cada vez mais pessoas que nunca vão, nem precisam de ir, a um escritório físico. Não é por isto que são trabalhadores menos valorizados, antes pelo contrário. Os Recursos Humanos sabem que para conseguir atrair, e segurar, os colaboradores que trazem mais input têm de saber oferecer benefícios atrativos.
Já falámos do salário emocional e essa é, sem dúvida, uma das ferramentas ao dispor da empresa. Reunimos 12 benefícios relevantes e capazes de conseguir conquistar o interesse dos colaboradores mais valiosos.
Os benefícios para colaboradores podem ser de três tipos.
- Individuais e personalizáveis a cada colaborador e ao seu desempenho.
- Gerais, aplicados a todos por igual.
- Flexíveis, aplicados a todos, mas respondendo às necessidades e interesses de cada um.
Para a empresa, a oferta de benefícios pode ser uma forma de se manter atrativa. Ao mesmo tempo conseguem uma poupança significativa tanto em salários como em impostos devidos. Para os colaboradores, os benefícios permitem fazer face a despesas que deixam de ser pagas diretamente por si. Acrescentam rentabilidade ao seu salário, poupando também no tempo gasto na gestão de todas áreas da sua vida. Contribuem, também, para a sensação de reconhecimento do seu mérito profissional.
Podemos enquadrar os benefícios que as empresas devem oferecer para atrair e reter talento em quatro grandes áreas de bem-estar: o bem-estar financeiro, social, psicológico e físico.
Bem-estar financeiro
1 ) Prémios e bónus
Todos gostam de ver o seu esforço recompensado. As empresas que oferecem prémios por objetivos e metas alcançadas conseguem ser mais aliciantes para os colaboradores. Principalmente os que gostam de um desafio e da sensação de superar uma prova. Os prémios e bónus não vão ser uma despesa fixa. Se de repente forem um encargo permanente, isso são boas notícias para todos: estão a alcançar os objetivos.
2) Cartão refeição
O subsidio de alimentação é obrigatório mas a forma como é pago pode trazer mais benefícios ao colaborador e à empresa. Quando o pagamento é feito através do cartão refeição o valor de isenção de impostos sobe e o colaborador fica com mais saldo disponível. As vantagens fiscais são significativas também para a empresa. A isto somam a facilidade de processamento e automatismo do processo. Em vez de andar a contar tickets tem toda a gestão feita, normalmente, através de uma app fácil de utilizar.
3) Carro de serviço ou apoio ao transporte
Mesmo que as deslocações ao escritório possam ser menos regulares, e que o trabalho remoto seja cada vez mais natural, há ainda vários colaboradores que precisam de estar num determinado local para realizar o seu trabalho. Para esses casos, os apoios da empresa ao seu transporte e tempos de deslocação é bem-vindo. Oferecer carro da empresa pode ser uma forma de poupança significativa nos custos mensais do colaborador. Pode ser também uma boa ferramenta de negociação para a sua contratação.
4) Creche, colégio, cheques infância
As despesas com educação e colégio são uma fatia habitual do orçamento dos colaboradores que são pais. A empresa pode também aqui encontrar uma boa ferramenta para conseguir contratar. É também útil para segurar nos seus quadros, os colaboradores que deseja. Seja com parcerias diretas com estabelecimentos de ensino seleccionados ou apenas contando com as vantagens fiscais. Há aqui espaço para que esta oferta seja um benefício decisivo para os colaboradores.
5) Poupança reforma
Seja por via das isenções e benefícios fiscais, como pela facilidade de criar um plano de poupança reforma. Ter este benefício organizado através da empresa pode ser uma solução apelativa para os colaboradores que sabem que é mais uma área das suas vidas com a qual já não têm de se preocupar.
Bem-estar social
6) Flexibilidade de horários
Mesmo trabalhando de casa a necessidade de cumprir horários ao invés de cumprir objetivos pode ser um turn-down para millennials e quadros mais qualificados. Se os colaboradores preferirem nem trabalhar de manhã, mas entregarem tudo o que lhes é pedido com elevada qualidade, porque é que há de ser uma preocupação para a empresa que horários resolvem cumprir? Os tempos de trabalho que precisam de ser coordenados entre equipas para reuniões ou momentos presenciais não devem ser desculpa para impor um 9h às 18h. Este pode não ser adequado para o estilo de vida que faz colaboradores felizes. Mais flexibilidade, maior responsabilidade.
7) Semana de trabalho reduzida
As semanas de trabalho de 4 são uma prática em várias empresas e os benefícios são cada vez mais mensuráveis. Com a semana de trabalho reduzida é possível ter colaboradores que, quando se dedicam ao trabalho, estão efetivamente dedicados e esta consegue ser uma forma de aumentar a produtividade. Combater o presentismo e o controle, promovendo a autonomia e o cumprimento de objetivos traz mais vantagens à empresa.
Bem-estar psicológico
8) Oferta formativa
Quando as equipas estão em constante progressão sentem-se mais motivadas, percebem que há um caminho de evolução e novos marcos a conquistar. Uma das formas de ter retorno quase imediato na qualidade e quantidade de trabalho que a empresa pode realizar, é apostando em projetos de formação que aumentem as competências dos seus colaboradores.
9) Ocasiões de team building
As equipas ficam mais coesas quando têm momentos de relaxamento e diversão que podem partilhar. No trabalho há sempre situações de stress e de conflito, que são naturais e podem ser positivas. No entanto, devem ser geridas através da criação de um bom ambiente de trabalho. Os momentos de team building, que podem também passar pela prática de desporto em conjunto, são uma forma de promover a sociabilização e relacionamento entre colaboradores.
Bem-estar físico
10) Seguro de saúde
O seguro se saúde é cada vez mais uma garantia esperada na maioria das empresas. Ainda assim, importa lembrar que além das vantagens financeiras, o colaborador tem a facilidade de gestão ao entregar o plano de saúde à sua empresa. Podendo ainda associar o seu agregado familiar, mais interligado fica a este beneficio que traz vantagens práticas de que facilmente desfruta.
11) Seguro de acidentes de trabalho
O seguro de acidentes de trabalho é também um benefício base e obrigatório. Dele dependem os apoios em caso de necessidade de emergência médica, hospitalar ou farmacêutica, entre outros. É um seguro que também abrange os tempos de viagem entre casa e trabalho.
12) Oferta de desporto e bem-estar
Quando a empresa oferece oportunidades para que os colaboradores sejam mais ativos está a desempenhar um papel importante no seu work-life balance. A oferta corporativa do Urban Sports Club é uma forma simples de incluir o desporto e bem-estar como parte dos benefícios para colaboradores da empresa. Nesta modalidade, cada colaborador vai poder usufruir do desporto ou atividade de que mais gosta, onde for mais conveniente. Escolher entre Yoga, Ténis, Boxe ou natação deixa de implicar a criação de mil e uma parcerias. Com o Urban Sports Club cada colaborador pode encontrar a sua solução ideal para um estilo de vida mais ativo e que trará várias vantagens para a empresa.