É tão fácil perceber quando alguém não está com uma postura correcta na cadeira do escritório. Basta olhar de relance para uma má postura para percebermos que devia ser corrigida. Fica muito mais difícil quando temos de identificar essas más-posições em nós mesmos. Pelo menos até chegarem as dolorosas contrações musculares e as dores de costas. Nessa altura já nos lembramos. Mesmo que nos ocorra corrigir a posição num momento, no segundo seguinte já o cérebro desliga desta função. E lá vão as nossas costas, encaracolando, encolhendo os ombros, barriga para fora. Mas isto não é um mal inevitável e há 5 coisas a fazer para manter uma postura correcta no trabalho.
Adapta o teu local de trabalho
Apoiar braços e cotovelos é o ideal. Se ficas apenas com os pulsos assentes na mesa vais estar em esforço e má postura, aumentando a tensão nos ombros. Da mesma forma, ter uma cadeira que oferece apoio lombar e ao longo das costas é a opção certa. Procura manter as costas sempre encostadas. É uma ajuda na distribuição do peso e uma garantia de que não vais debruçar-te e ficar com as costas tortas a olhar para o ecrã. Ainda na posição sentada, tenta que os teus olhos fiquem sempre ao nível do ecrã. Usa suportes de forma a elevar os monitores se for preciso. As tuas pernas devem ficar num ângulo de 90º, por isso, se precisares de elevar os pés, arranja uma base que te deixe subir e ter os joelhos ao nível dos quadris.
As mesas elevatórias, e que te permitem trabalhar em pé, são uma boa opção já que deixam mudar de postura e alternar ao longo do dia, criando maior dinamismo. Se não houver esta solução no teu escritório poderá haver algum armário mais elevado que te deixe ter esta mobilidade de forma estável. Investiga o ambiente que te rodeia e adapta-o de forma a torná-lo o mais confortável e ergonómico possível.
Aproveita todas as oportunidades de movimento
Vão beber um café? Vai pelas escadas e deixa o elevador. Vais à casa de banho? Aproveita para uns jumping-jacks ao espelho. Se estiveres com público à volta, faz uns alongamentos e deixa o treino para o teu momento Urban Sports Club. Não queres café nem precisas de ir à casa de banho? Bebe uma chávena de água quente, nem precisa de ser chá. Vai hidratar-te e obrigar-te a levantar para a ir buscar. Aproveita. Tenta movimentar-te o mais possível já que um dos maiores inimigos de um corpo saudável é o sedentarismo.
Trabalha em modo pausa
Se os intervalos ajudam, os intervalos em que continuas a trabalhar também são válidos. Mesmo que não possas parar de trabalhar por completo, faz pausas no tipo de trabalho que realizas. Se tens muitas reuniões tenta que possas ouvir ou debater também em pé e caminhando pela sala. Deste modo vais diminuir a quantidade de minutos que se passam sentados na cadeira, e sempre que acrescentamos movimento ao dia fazemos algo de positivo por nós mesmos. Se tens chamadas, tenta que possam ser feitas enquanto andas, mesmo que seja em círculos. Se tens muitas horas em frente ao ecrã, tenta as soluções de mesas elevatórias que já referimos. Podes também procurar um local alternativo que te permita trabalhar confortavelmente e em pé.
Auto-massagem relaxante
Aprende técnicas de auto-massagem de ombros e trapézio que podem ser relaxantes e ajudar a descomprimir os músculos até agendares a tua próxima massagem com o teu Urban Sports Club. Mesmo que no trabalho não seja conveniente usar óleos e velas aromáticas, de certeza que ninguém vai levar a mal se tiveres uma pequena bola ou rolo que podes colocar entre as tuas costas e a cadeira. Realiza movimentos circulares que vão fazer com que a pressão da bola ajude a desfazer alguns dos nós de tensão. Depois de relaxares os músculos vai ser mais fácil alinhar a postura para manter uma posição mais correcta.
Alonga e respira
Se estás com um nível de stress elevado, os músculos vão naturalmente ficar mais contraídos. Isto vai resultar em dores de costas, ombros, pescoço, lombar. Para cortar com este ciclo de desconforto faz pausas para respirar, pousada e profundamente. Mesmo que continues na cadeira, levanta os braços alternadamente em direção ao teto e deixa cair a mão atrás das costas. Depois, com a mão contrária puxa o cotovelo em direção ao chão para alongar. Eleva os cotovelos ao nível dos ombros e roda o torso para um lado e para o outro. Para esticar os tendões dos braços, une as palmas das mãos e roda-as, apontando os dedos em direção ao peito, e vai esticando os braços tentando manter as palmas unidas.
Todos os movimentos de rotação do pescoço, laterais, frente e trás, devem ser feitos de forma lenta e controlada e ser sempre equilibrados, se fizeres para um lado repete para o outro. Baixa o queixo ao peito e deixa descair a nuca atrás. Mantendo as costas alinhadas, deita uma orelha no ombro (podes até aumentar a pressão ajudando a cabeça a descer puxando com a mão no topo da cabeça).
Todas estas sugestões podem acrescentar alívio imediato ao desconforto e dor que as más posturas no trabalho podem provocar. Utiliza-as como base de um estilo de vida mais saudável no trabalho e desfruta dos benefícios de as poder unir a um plano diversificado de exercícios e bem-estar que só a tua mensalidade Urban Sports Club te pode oferecer. São mais de 50 desportos e modalidades que estão à tua espera, assim que saíres do trabalho, ainda antes de entrares ou até à hora de almoço, para te ajudar a ter uma postura correcta, estejas onde estiveres.