Em parceria com a IIRH Magazine desenvolvemos o Webinar Tendências RH para 2024. Foi o primeiro Webinar do ano e foi também o mais participado de todas as edições anteriores, o que em muito se deve à relevância do tópico e ao interesse que desperta em quem todos os dias trabalha para criar equipas mais coesas e mais felizes.
Conduzido por Cristina Martins de Barros – Marketing Director do Instituto de Informação em Recursos Humanos – este webinar foi um momento relevante de partilha de conhecimentos e de expectativas que pode ser revisto aqui mesmo.
Nesta conversa estiveram representantes de quatro empresas para discutir o que nos espera neste novo ano: Afonso Rodrigues, Team Lead International Growth do Urban Sports Club, Isabel Carvalho, Head of HR da Linklaters, Marco Serrão, Chief People & Spaces Officer da Galp, e Maria do Rosário Vilhena, Head of HR para a EUR e SBU da Nestlé Waters.
Juntos, exploraram as Tendências RH e os desafios que se avizinham e estas foram algumas das principais áreas abordadas.
Trabalho Híbrido vs. Remoto: A Dicotomia Persiste?
Uma das questões centrais continua a ser a gestão da dicotomia entre o trabalho híbrido e remoto. Será que esta tendência persistirá? O que é prioritário é o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores, especialmente num ambiente de trabalho em constante mudança. A falta de uma “cola” cultural durante a transição para modelos de trabalho híbridos foi destacada como um desafio significativo.
Cultura Empresarial e a “Cultura do Erro”
Maria do Rosário Vilhena sublinha a importância da cultura interna da empresa, destacando a necessidade de comunicar o propósito da empresa de forma eficaz. Também a “cultura do erro” e o saber como as organizações lidam com os erros dos colaboradores ocupou um espaço de relevo. A Linklaters, por exemplo, enfatizou a importância de aceitar o erro como parte do processo de desenvolvimento.
Inteligência Artificial nos Recursos Humanos
A Inteligência Artificial (IA) também teve o seu espaço na discussão. Marco Serrão, da Galp, expressou otimismo em relação às potencialidades da IA e desmistificou a ideia de que muitos empregos desaparecerão devido à automação. A IA pode melhorar trabalhos difíceis e eliminar tarefas repetitivas, criando espaço para novas funções e desenvolvimento de competências.
Benefícios Corporativos
A importância de encontrar soluções de benefícios que façam a diferença na vida dos colaboradores foi sublinhada por Afonso Rodrigues. No entanto, para que seja realmente relevante tem de ser personalizável, sem perder de vista o lado prático da sua implementação por parte dos Recursos Humanos da empresa.
Tendências RH para 2024
Em 2024, a cultura empresarial, o bem-estar dos colaboradores e a IA serão tópicos de destaque no mundo dos Recursos Humanos. As empresas estão a abraçar a mudança e a explorar novas formas de promover o bem-estar dos colaboradores enquanto se adaptam às transformações tecnológicas que prometem deixar todos em bicos de pés.
Soluções como a que te trazemos com as nossas subscrições corporate vão continuar a crescer, porque são o que os colaboradores procuram e precisam para conciliar o seu WorkOUT-life-balance, de forma personalizada aos gostos de cada um, de fácil implementação por parte das empresas, com um papel importante na redução dos custos por doença ou ausência, com integração simples com trabalho presencial ou remoto.
Conta connosco para levares algumas das tendências de RH de 2024 para o teu trabalho. Fala hoje com a nossa equipa para receberes toda a informação.