Quando ouvimos o termo benefícios corporativos, geralmente associamos a benefícios para o colaborador ou futuros colaboradores de uma empresa. Mas, para além de serem benefícios para os próprios colaboradores, também podem ser essenciais para as próprias empresas – tanto na atracção de novo talento como na retenção do talento já existente na empresa.
Vamos falar sobre como os benefícios corporativos podem ser essenciais para a tua empresa:
1. Utilizar benefícios corporativos como ferramenta para recrutamento
O mercado de trabalho está exposto a constantes mudanças e a forma como as empresas encontram os seus futuros colaboradores adapta-se de acordo com estas mudanças. Na batalha por novos talentos, as empresas devem ser inovadoras para que possam continuar a ser atractivas no mercado de trabalho. Cada vez mais os benefícios corporativos fazem a diferença no critério de decisão dos candidatos dada a sua importância.
Recentemente verificamos que as gerações mais novas não procuram apenas salários altos e papéis interessantes quando tomam a decisão de escolher onde trabalhar. Realização pessoal, gosto pela profissão, boa cooperação com os colegas, uma cultura aberta e coesa e um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional são os verdadeiros decision-makers.
Para ficarem à frente nas escolhas, as empresas devem tornar-se mais interessantes com benefícios corporativos – de outra forma, correm o risco de os melhores talentos optarem por trabalhar em empresas concorrentes. Estes benefícios adicionais mostram aos futuros colaboradores que te preocupas com o seu bem-estar e aprecias a sua performance, o que aumenta a atractividade da tua empresa e a cultura corporativa.
2. Implementar benefícios de saúde e mobilidade oferece uma vantagem competitiva
Imagina teres de escolher entre dois empregos na mesma cidade. Os salários são idênticos e as descrições de trabalho são promissoras. Uma das empresas oferece-te a possibilidade de trabalho remoto ou híbrido e um benefício de desporto para empresas. A outra empresa não oferece benefícios corporativos. Qual o emprego que escolherias?
Sem dúvida que os benefícios corporativos fazem a diferença no mercado de trabalho, mas isto aplica-se especialmente quando afecta a mobilidade e a saúde dos colaboradores. O interesse nestes benefícios pode ser muito variado e os empregadores serão desafiados a ir ao encontro das necessidades e expectativas de todos os colaboradores. O objectivo poderá passar por encontrar uma solução que ofereça uma grande variedade e flexibilidade de forma a oferecer aos colaboradores o que estes querem.
3. Aumentar o envolvimento dos colaboradores com benefícios
Mobilidade, saúde, desporto e alimentação saudável são os benefícios corporativos mais populares. Uma oferta de desporto para empresas promove bem-estar, saúde mental e maior disponibilidade física. Praticar exercício de forma regular e envolver colaboradores de forma a fazerem desporto por lazer, aumentará os níveis de energia, concentração e resistência. O desporto é uma forma eficiente de reduzir o stress, ultrapassar barreiras físicas e psicológicas e fortalecer corpo e mente. Estes benefícios fazem os colaboradores se sentirem mais reconhecidos e, por conseguinte, irão fortalecer a ligação à empresa.
Apoia os teus colaboradores a passarem de um estilo de vida sedentário para um estilo de vida activo e saudável que os faça sentir satisfeitos e produtivos no trabalho. Seja com um treino de Crosstraining antes do trabalho, Yoga à hora de almoço com os colegas ou uma massagem num spa ao fim de semana.